11 de janeiro de 2007

Sopa vietnamita de galinha



Existem mais de 30 receitas diferentes de "phó", um caldo asiático tradicional considerado como o prato nacional do Vietname. Há com todo o tipo de carnes. Para preparar esta delícia é preciso fazer primeiro algumas compras numa loja exótica bem fornecida, já que todo o encanto desta sopa reside nas numerosas especiarias e ervas que lhe dão o seu sabor tão peculiar. Mas vale a pena: este prato é simplesmente divinal. Experimentem... e não vão querer mais nada!

Ingredientes para 4 pessoas

- 1/2 galinha
- 1 cubo de caldo de galinha
- 1 talo de aipo
- 2 cenouras
- 1 cebola
- 1 pedaço pequeno de gengibre fresco
- 1 estrela de anis
- 1 pau de canela
- 1 noz-moscada inteira
- 2 vagens de cardamomo
- 2 cravinhos
- 10 sementes de coentros

- 400 g de massa chinesa de arroz (aletria fina)
- 8 almôndegas de carne de porco fermentada (dispensável)
- 2 peitos de frango
- 200 g de rebentos de soja frescos
- 2 chalotas pequenas
- 3 alhos-franceses pequenos e tenrinhos
- 1 raminho de coentros
- 4 hastes pequenas de lemon-grass (ou 4 folhas de erva-cidreira)
- 4 folhas de hortelã fresca

- molho de soja

Preparação

Colocar o pau de canela, a estrela de anis, as vagens de cardamomo, a noz-moscada, os cravinhos e as sementes de coentros numa bonequinha bem fechada. Reservar.

Lavar, descascar e arranjar os legumes, removendo a rama e os fios do aipo. Cortar o aipo, as cenouras e a cebola em pedaços. Reservar.

Colocar a 1/2 galinha num tacho grande. Juntar os pedaços de legumes, o cubo de caldo, o gengibre previamente descascado e a bonequinha de especiarias. Cobrir com bastante água e levar a ferver. Deixar cozer em lume brando por 2h30-3h00, removendo a espuma que se vai formando de vez em quando.

Picar separadamente as chalotas, a hortelã, os coentros frescos e o lemon-grass. Cortar os alhos-frances em rodelas muito finas. Escolher e lavar os rebentos de soja; escorrer muito bem. Cortar os peitos de frango em tiras finíssimas. Reservar.

Uns minutos antes do final da cozedura, retirar a galinha do tacho. Eliminar os ossos e a pele. Desfiar a carne e reservar.

Eliminar a bonequinha de especiarias, os pedaços de legumes e o gengibre do tacho. Manter o caldo quente em lume brando.

Escaldar a massa chinesa e as tiras de frango separadamente, por 1 minuto, em água a ferver. Escorrer e reservar.

Juntar as almôndegas de porco (dispensável) ao caldo, assim como os rebentos de soja. Cozinhar por 5 minutos. Adicionar as chalotas picadas e as rodelas de alho-francês. Cozinhar por mais 3 minutos.

Distribuir a massa por 4 tigelas (ou pratos fundos) e regar com a sopa. Juntar a galinha desfiada e as tiras de frango. Polvilhar com as ervas picada e regar com um fio de molho de soja. Servir de seguida.

3 comentários:

  1. Mmmh, ça a l'air délicieux!Toutes ces épices me mettent l'eau à la bouche...
    Recette adoptée!

    ResponderEliminar
  2. essa sopa parece MUITO boa, no frio testarei...rs

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Um sabor único, imagino!!!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !