30 de janeiro de 2007

Iscas com elas



Geralmente, detesto tudo o que é línguas, corações, rins, etc. Agora fígado, até não desgosto, se estiver bem preparado. Descobri as iscas de porco (com "elas", que são as batatas cozidas) quando trabalhava em Lisboa. Nunca faltavam nas ementas das tasquinhas dos bairros populares. Um dia, resolvi provar. E achei muito bom. Só que nunca me tinha antes atrevido a prepará-las em casa, porque não gosto muito de mexer neste tipo de carnes. E o cheiro que têm também não é lá grande coisa... Mas apeteceu-me comer iscas à lisboeta e pronto...! Pedi que me cortassem o fígado em fatias bem fininhas (iscas) no talho. Quanto ao cheiro, desapareceu totalmente com a marinada... Adoramos!

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de fígado de porco cortado em fatias finíssimas
- 3 colheres (sopa) de banha de porco (ou azeite)
- 4 dentes de alho fatiados finamente
- 1 folha de louro
- 1 raminho de salsa
- 1 dl de vinho branco
- 1 dl de vinagre
- sal & pimenta
- 800 g de batatas

Preparação

Colocar as iscas num prato fundo. Juntar o vinho branco, o vinagre, as fatias de alho e a folha de louro. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem e cobrir com película transparente. Deixar a marinar no frigorífico de um dia para o outro.

No dia da confecção, lavar muito bem as batatas. Levá-las a cozer com a pele em água a ferver temperada com sal.

Aquecer a banha numa frigideira. Escorrer as iscas (reservar a marinada) e levá-las a dourar dos dois lados na gordura. Regar com a marinada e deixar reduzir um pouco.

Escorrer as batatas e descascá-las. Cortar em rodelas ou em cubos. Colocar as batatas num prato de servir e polvilhá-las com a salsa previamente picada. Juntar as iscas e regar com o molho da frigideira. Servir de seguida.

Ramo : Maço
Frigorífico : Geladeira

8 comentários:

  1. Oi Elvira!! Tudo bem!!
    Que blog lindo!! Todo caprichoso!! Adorei as receitas!! Sempre voltarei por aqui!
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  2. Iscas é um prato que adoro, embora raramente o faça.
    Parabéns pelo primeiro aniversário do blog e só espero que some muitos
    beijos
    Goretti

    ResponderEliminar
  3. Ai Elvira o aspecto está ótimo, mas eu como fígado MUITO raramente e nunca provei o de porco!!! Não sei se me atrevo.... rs

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Olá Elvira,
    Sempre que quero fazer algo de diferente para o jantar venho aqui, gosto muito do teu blog e as fotos até fazem crescer água na boca!!!
    Gosto muito de iscas e com elas ainda melhor!!!

    Parabéns pelo blog
    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  5. Oi Elvira! Aqui comemos uma vez por semana iscas de fígado (de novilho não de porco)porque tenho uma certa amizade com anemia e ajuda um montão. Delicioso!Gostei da marinada vou provar. Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia,
    Eu gosto de iscas de figado, como de vez em quando, tambem com elas, mas não costumo marinar, tempero com sal e pimenta, frito e no mesmo azeite da fritura faço uma cebolada que coloco por cima das iscas. Também fica muito bom.Mas vou experimentar a sua receita,acho que deve ficar muito boa,mesmo.
    Quanto ao figado de porco ou de bovino eu acho o porco mais saboroso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu também adoro iscas, bem como tudo o que é órgão interno do porco!

    Sempre achei piada à designação de Iscas com Elas. Acho no entanto, que as Elas não são as batatas, mas sim as próprias iscas. Se bem me lembro, vem dos tempos de grande fome em que as "iscas com elas" são Iscas com Batatas. "Sem elas", era no dia asseguir e eram só as batatas com o molho e sem iscas.

    ResponderEliminar
  8. Acho que Iscas é daquelas coisas: ou se gosta ou nao se gosta . E eu, ADORO!!! Assim mesmo, "com elas"!
    Costumo deixar pra comer na casa da minha mãe porque ela as faz muito bem e porque tb nao gosto muito de prepara-las. Mas qdo bate a vontade lá vai disso. Arregaço as mangas e suporto o cheiro!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !