12 de dezembro de 2006

Quiche de cogumelos com presunto



Uma quiche diferente, deliciosa e requintada... Chamem-me antiquada, mas vale a pena confeccionar a massa em lugar de a comprar já feita. A massa folhada, de preparação longa e delicada, já é outra história, mas a massa quebrada não custa nada...!

Ingredientes para 4-6 pessoas

Massa

- 200 g de farinha
- 90 g de manteiga fria
- 1 ovo grande
- 1 colher (sopa) de água
- 1 boa pitada de sal fino
- farinha q.b.

Recheio

- 200 g de natas
- 3 ovos grandes
- 200 g de cogumelos frescos (champignon, shitake, pleurotes...)
- 80 g de fatias de presunto serrano
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- sal & pimenta
- 1 pitada de noz-moscada

Preparação

Bater ligeiramente o ovo com a água e o sal. Reservar.

Colocar a farinha em monte na bancada e abrir uma cova no meio. Juntar a mistura de ovo e a manteiga cortada em pedacinhos. Amassar com a ponta dos dedos até a massa ficar homogénea e maleável. Se for necessário, adicionar mais um pouquinho de água. Fazer uma bola com a massa e embrulhar em película transparente. Reservar no congelador por 15 minutos.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Estender a massa na bancada polvilhada de farinha com o auxílio de um rolo, formando um disco. Forrar uma tarteira com a massa e picar o fundo com um grafo. Levar a cozer no forno por 7 minutos. Retirar a tarteira do forno e deixar arrefecer.

Cortar as fatias de presunto em tiras. Limpar e fatiar os cogumelos. Reservar.

Levar a manteiga a derreter numa frigideira. Juntar o alho picado e alourar ligeiramente. Adicionar os cogumelos fatiados e saltear em lume forte até restar pouco líquido na frigideira. Polvilhar com a salsa picada, misturar e deixar arrefecer.

Numa tigela, bater os ovos com as natas, o queijo ralado, a noz-moscada, sal e pimenta. Juntar os cogumelos com o líquido que restou na frigideira, assim como as tiras de presunto. Envolver.

Espalhar o recheia pela massa e levar a cozer no forno, a 200ºC, por aproximadamente 30 minutos ou até a quiche se apresentar firme e dourada. Servir a quiche morna ou fria, com salada de alface.

5 comentários:

  1. Olá, Elvira! Cheguei no seu site por meio de un outros blogs de culinária e achei ele muito simpático e apetitoso! Voltarei mais vezes........ Abraços do Brasil!

    ResponderEliminar
  2. Esta receita ficará para quando eu voltar.todos estes cogumelos maravilhosos.

    ResponderEliminar
  3. Elvira, concordo contigo totalmente - tudo feito em casa fica tão mais gostoso!

    A quiche está maravilhosa!

    ResponderEliminar
  4. vim à procura da receita desta quiche e acabei por me encantar com este blog... ;) PARABÉNS! Vai já para os meus favoritos!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !