16 de novembro de 2006

Pimentos recheados com soja



Descobri recentemente a soja granulada e acho que é uma excelente alternativa à carne. Não que eu seja vegetariana, mas todos sabemos que carne em excesso não faz bem. Além das suas virtudes - ausência de gorduras, proteínas, vitaminas, etc. - a soja granulada tem um sabor agradável se for bem cozinhada, podendo perfeitamente passar por carne picada. Por exemplo, esta receita que fui buscar ao livro Cozinhar com Vegetais de Maria de Lourdes Modesto (Ed. Verbo) é deliciosa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 pimentos médios (cores variadas)
- sal & pimenta
- 4 colheres (sopa) bem cheias de soja granulada fina
- 2 cebolas médias picadas
- 6 colheres (sopa) de azeite
- 3 tomates maduros picados (sem pele nem sementes)
- 2 dentes de alho espremidos
- 2 hastes de tomilho
- 4 colheres (sopa) de arroz cozido
- 100 g de pinhões
- 1 dl de vinho branco
- 2 colheres (sopa) de queijo ralado

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Lavar os pimentos e cortá-los em metades no sentido longitudinal. Eliminar as sementes e as partes brancas. Temperar o interior com sal e pimenta. Reservar.

Grelhar ligeiramente os pinhões numa frigideira anti-aderente, em seco. Reservar.

Aquecer um pingo de azeite numa frigideira e saltear rapidamente a soja granulada (sem ter sido previamente demolhada), sem queimar. Reservar.

Refogar as cebolas picadas em 3 colheres (sopa) de azeite. Juntar os tomates picados, o alho espremido e o tomilho. Deixar apurar um pouco, mexendo de vez em quando.

Retirar o molho de tomate do lume. Juntar o arroz cozido, a soja e os pinhões. Temperar com sal e pimenta. Envolver muito bem e rechear as metades de pimento com o preparado. Polvilhar com o queijo ralado.

Verter o azeite restante e o vinho branco numa assadeira. Colocar os pimentos recheados no líquido e levar a assar no forno por mais ou menos 20 minutos. Servir de seguida, com salada de alface.

Nota : quem preferir pode substituir a soja granulada por carne picada de vaca ou de borrego.

Ver também a receita da lasanha de soja à bolonhesa

1 comentário:

  1. Eu gosto muito de soja granulada, realmente é uma ótima opção. Esse pimentão está tão apetitoso, pimentão recheado é mesmo o máximo.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !