3 de novembro de 2006

Creme de abóbora-manteiga



Esta sopa tem um sabor divinal...! Usei abóbora-manteiga, porque acho que é uma das mais saborosas, mas este creme também fica muito bom com abóbora-menina ou moganga. A receita original é da autoria de Maria de Lourdes Modesto - Receitas Escolhidas (Ed. Verbo).

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 abóbora-manteiga de 750 g
- 3 tomates maduros
- 1 cebola grande
- 60 g de manteiga
- 7,5 dl de líquido (2/3 de água e 1/3 de leite)
- 1 colher (chá) de açúcar
- sal & pimenta
- 2 gemas
- 2 fatias finas de presunto
- 2 fatias de pão
- azeite q.b.

Preparação

Cortar a abóbora em metades no sentido longitudinal. Eliminar as pevides e descascar. Cortar a polpa em cubos. Remover a pele e as sementes dos tomates. Cortar também a polpa em cubos. Descascar a cebola e cortá-la em meias-luas finas.

Derreter metade da manteiga num tacho e juntar os legumes. Polvilhar com o açúcar. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 30 minutos, mexendo de vez em quando.

Com o auxílio de um passe-vite ou de uma varinha mágica, fazer um puré fino com os legumes cozidos. Colocar o puré no tacho e juntar líquido suficiente para mais ou menos 1 l de sopa. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver por 2 minutos.

Fritar as fatias de pão num fundo de azeite. Escorrer e cortar em cubinhos. Reservar.

Incorporar a manteiga restante e as gemas à sopa fora do lume. Envolver delicadamente e distribuir o creme por tigelas ou pratos fundos. Decorar com o presunto previamente cortado em tiras finas e os cubos de pão frito. Servir de seguida.



Abóbora-manteiga

7 comentários:

  1. Miam, que c'est bon!!que bonita!!

    ResponderEliminar
  2. adoro sopa de abóbora, mas não sei qual é essa abobora, costumo comprar uma que é cor de laranja por dentro, nunca compro a abobora inteira, apenas umas fatias já embaladas no supermercado....

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Sopa de abobora eh a sopa que mais gosto, e essa abobora que voce escolheu eh sem duvida a mais gostosa, minha predileta!
    Aqui nos EUA ela eh chamada de butternut squash!
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Que ótimo ter tantas variedades de abóbora! Aqui só contamos com a kabocha. Apesar de ser muito gostosa, sinto falta de outros tipos, principalmente da menina para fazer doces!
    Acabo de vir do Chucrute e vi tbm uma sopa de abóbora e batata-doce deliciosa! Viva o outono e todas as deliciosas receitas!!!

    ResponderEliminar
  5. Adoro abóbora, a sua receita parece muito boa. E que capricho a apresentação.

    ResponderEliminar
  6. todasa as sopas portugese tem un sabor divinal!!!
    me lembro que antes comer o "prato" eu gostavo tomar sempre uma sopa!
    p.s. como es difìcil escriver em portugues! nao me lembro nada!

    ResponderEliminar
  7. Como tenho colaborado no HEMC e este mês é a abóbora, fruto de que não consigo gostar, tenho dado voltas à cabeça: doce, doce de chila, cabaço critalizado é o que consigo comer. Esta sopa fazia-me jeito :) É um bom livro, tem bons livros a M.L.M.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !