26 de outubro de 2006

Coelho com cogumelos



Não comia coelho há anos ! Mas como o meu marido gosta muito desta carne, resolvi contentá-lo com este prato. A receita é um clássico da culinária tradicional francesa. Lá, chamam-lhe "coelho à caçadora", mas é uma versão ligeiramente diferente da portuguesa. Se gostarem de coelho, experimentem: fica uma delícia.

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 coelho cortado em pedaços
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 30 g de farinha
- 4 chalotas (ou cebolinhas roxas) picadas
- 4 dentes de alho picados
- 200 g de bacon cortado em cubinhos
- 30 cl de vinho branco
- 15 cl de caldo de galinha
- 2 tomates maduros picados grosseiramente
- 250 g de cogumelos frescos (tipo champignon)
- 1 folha de louro
- 1 haste de tomilho
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Aquecer o azeite num tacho de barro grande. Refogar as chalotas e os alhos picados.

Juntar os pedaços de coelho e os cubinhos de bacon. Dourar de todos os lados e polvilhar com a farinha. Envolver muito bem.

Regar com o vinho branco e o caldo de galinha. Temperar com sal e pimenta. Adicionar o louro e o tomilho. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 35 minutos.

Limpar os cogumelos, removendo as bases terrosas dos pés. Laminar os cogumelos.

Juntar os cogumelos e os tomates picados à carne. Cobrir novamente e cozinhar em lume brando por mais 20-25 minutos. Rectificar os temperos e servir de seguida, acompanhando com arroz branco.

3 comentários:

  1. Definitivamente isto é uma maldade d«sao 12.45 e estou ainda a trabalhar.És capaz de imaginar o que uma coisa com este aspecto maravilhoso pode fazer a alguem?Claro que sabes por isso insistes em colocar coisa destas que só dao vontade de comer,comer e comer.Vou-te linkar de castigo.Parabens os teus pratos tem um "ar"5 estrelas.beijocas.

    ResponderEliminar
  2. Elvira, eu nunca comi coelho por falta de coragem. Mas tinhamos sempre um prato com vinho e passas em casa. Um dia, quem sabe! ;-) beijos,

    ResponderEliminar
  3. Fiz coelho tempos atrás ainda tenho congelado no freezer quando tirar vou fazer a sua receita, está muito bonita a foto.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !