16 de outubro de 2006

Ameijolas gratinadas



Um petisco divinal à maneira da região francesa de Normandia... De comer e chorar por mais!

Ingredientes para 4 pessoas

- 16-20 ameijolas
- 3 chalotas pequenas (ou cebolinhas roxas)
- 220 g de manteiga amolecida
- 1 raminho de salsa
- 1 raminho de estragão
- 1 raminho de cebolinho
- 1 copinho de vinho branco
- 3 colheres (sopa) de pão ralado
- sal & pimenta

Preparação

Demolhar as ameijolas em bastante água fria, com uma macheia de sal grosso, por pelo menos 4-5 horas. Lavar muito bem em água corrente e escorrer.

Pré-aquecer o forno a 230ºC.

Colocar as ameijolas num tacho, com o vinho branco. Cobrir com uma tampa e cozinhar por 2-3 minutos, sacudindo o tacho para difundir o calor. Retirar o tacho do lume logo que as conchas começarem a abrir.

Retirar as ameijolas do tacho com o auxílio de uma escumadeira. Remover a concha superior de cada ameijola. Filtrar o caldo e reservar.

Picar finamente as ervas com as chalotas. Transferir para uma tigela e juntar a manteiga amolecida, assim como 2 colheradas (sopa) do caldo reservado. Temperar com sal e pimenta. Envolver muito bem até a mistura ficar homogénea e cremosa.

Rechear as ameijolas com o creme e colocá-las numa assadeira grande. Dispor a assadeira na parte mais alta do forno e gratinar até a manteiga se apresentar derretida, dourada e levemente espumosa.

Servir de seguida, com rodelas de limão, manteiga com sal e pão torrado.

Nota : esta receita também fica muito boa com amêijoas ou mexilhões.

2 comentários:

  1. Os nossos olhos enganam, leêm aquilo a que estão mais habituados. Queres saber que eu li várias vezes ameijoas? e olhei a foto e olhei a escrita e olhei a foto e assim sucessivamente até que finalmente vi que tinhas escrito ameijolas! nunca vi essas conchinhas bem maiores que as ameijoas, às vezes aparecem na praia mas apenas um dos lados, já sem nada lá dentro.
    A receita parece muito boa, deve dar para fazer também com vieiras. Sinceramente com ameijoas deve dar uma trabalheira pois cada conchinha é bastante pequena a não ser que as arranjemos grandes, mas não é habitual aparecerem...

    ResponderEliminar
  2. Eu mesma!: estas ameijolas, foi o meu marido que as comprou, na peixaria do Continente de Leiria. São quase tão grandes como as vieiras, é verdade. E deliciosas também!

    Parece que são pescadas nas águas de Setúbal, por cá.

    Se tiveres a ocasião, experimenta. São excelentes! :-)

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !