10 de fevereiro de 2006

Curgetes recheadas



Este prato é uma especialidade tipicamente mediterrânica. Encontra-se com leves variantes tanto no Sul de França, como em Itália ou na África do Norte. Simplesmente delicioso.

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 curgetes médias
- 1 pãozinho da véspera
- 1 copo de leite
- 450 g de carne (vaca, porco ou borrego)
- 2 ovos
- 1 colher (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de queijo ralado
- 1 cebola média cortada em quartos
- 2 dentes de alho descascados
- 1 ramo de salsa
- sal & pimenta

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar um tabuleiro com um pouco de azeite. Demolhar o pão previamente esfarelado no leite.

Lavar as curgetes e cortar as pontas. Cortar as curgetes em metades no sentido do comprimento. Remover a polpa com o auxílio de uma colher, deixando alguma para as curgetes não partirem durante a cozedura. Por as curgetes durante 1 minuto em água fervente. Escorrer e temperar o interior com um pouco de sal fino. Dispor no tabuleiro.

Picar a carne não muito finamente com a salsa, o alho e a cebola. Transferir o preparado para um prato fundo e juntar o pão previamente escorrido, o queijo ralado, o azeite e os ovos. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem até os ingredientes ficarem ligados.

Distribuir o preparado pelas curgetes, apertando bem para o recheio não se esfarelar. Cozinhar no forno, a 180ºC, durante 35-40 minutos. Servir de seguida.

1 comentário:

  1. HHuumm adoro courgettes recheadas! Também costumo fazer esta receita, mas costumo juntar cenoura ralada, sempre dá um toque de cor!!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !