O pasticcio é um prato de massa no forno bastante popular na Grécia como na Itália. Lembra um pouco lasanha feita com massa fusilli.
Ingredientes para 4-5 pessoas
- 250 g de massa fusilli (parafuso)
- 4 colheres (sopa) de natas
- azeite para untar
- sal
Molho
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola, picada finamente
- 2 dentes de alho, picados finamente
- 3-4 folhas grandes de manjericão, picadas
- 1 pimento vermelho, cortado em cubos pequenos
- 500 g de carne de novilho, picada no talho
- 1 lata pequena de tomate em pedaços (+/- 400 g)
- 100 ml de vinho branco seco
- 1 colher (sobremesa) de orégãos secos
- 50 g de anchovas em azeite, escorridas e esmagadas
- sal & pimenta preta moída no momento
Cobertura
- 300 g de iogurte grego natural
- 3 ovos
- 1 pitada de noz-moscada moída
- 40 g de queijo
parmesãoda ilha, ralado em fios
Preparação
Levar a massa a cozer "al dente" num grande volume de água a ferver temperada de sal. Escorrer a massa e colocar esta numa tigela. Envolver as natas e reservar.
Entretanto, preparar o molho. Aquecer o azeite e refogar a cebola picada juntamente com os cubinhos de pimento durante aproximadamente 3 minutos, em lume médio.
Juntar o alho e refogar durante mais 1 minuto. Adicionar a carne picada e continuar a refogar, mexendo sempre, até ficar bem solta e com uma cor acastanhada.
Adicionar os tomates e o vinho branco. Deixar levantar fervura em lume médio. Baixar o lume e deixar fervilhar durante aproximadamente 20 minutos, ou até espessar, mexendo de vez em quando.
Juntar o manjericão, os orégãos e as anchovas esmagadas, mexendo sempre. Temperar com sal e pimenta e retirar a caçarola do lume. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar uma assadeira com azeite e reservar.
Numa tigela, bater muito bem o iogurte com os ovos e a noz-moscada. Reservar.
Espalhar metade da massa cozida no fundo da assadeira. Cobrir com metade do preparado de carne. Repetir a operação mais uma vez com os ingredientes restantes.
Espalhar a cobertura por cima e polvilhar com o queijo ralado. Levar ao forno - a 190ºC - durante 25-30 minutos, ou até ficar gratinado.
Deixar repousar 10 minutos no forno desligado antes de servir. Acompanhar com salada.
Ver a receita adaptada para a Bimby
Natas : Creme de leite - Pimento : Pimentão - Carne picada : Carne moída - Novilho : Boi - Talho : Açougue - Orégãos : Orégano - Anchova : Enchova, aliche - Pimenta : Pimenta do reino
Natas : Creme de leite - Pimento : Pimentão - Carne picada : Carne moída - Novilho : Boi - Talho : Açougue - Orégãos : Orégano - Anchova : Enchova, aliche - Pimenta : Pimenta do reino
Ai que bom!!!! Cá em casa adoramos pasticcio mas é uma comida de inverno: forno quente, carne picada, massa. A Grécia no seu melhor. A tua receita é completamente diferente da minha mas adivinho que seja igualmente deliciosa :)
ResponderEliminarQue maravilha! Adoro pratos de massa que se põe tudo num pyrex e vai ao forno, é uma delícia! Adorei!
ResponderEliminarBeijinhos
Só pelas imagens posso dizer que é o meu tipo de massa!!!Cada vez mais me identifico com a cozinha grega!!!!Adorava passar umas férias por lá para me inspirar!!!!
ResponderEliminarBjoka
Rita
Não conhecia, queria experimentar mas tenho um bocado de receio quanto às anchovas... :)
ResponderEliminarComo em demais pratos da culinária italiana, as anchovas são aqui usadas apenas como tempero. Dão aquele sabor salgadinho ao molho, mas não se sente o peixe de forma alguma. Tal como os asiáticos usam o seu molho de peixe em pratos de carne. Só para temperar. :)
EliminarQue delícia deve estar!
ResponderEliminar______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha