10 de maio de 2008

Bitoque Sem Stress



Não é que o bitoque seja um prato stressante de cozinhar. Até pelo contrário, pois é a coisa mais fácil do mundo... Chamei-o assim apenas porque me inspirei de uma receita da revista Cozinhar Sem Stress (nº2). Bem, para que fosse mesmo um bitoque como aqueles que são servidos nas tascas, faltam-lhe as batatas fritas. Mas quem desejar - e não estiver a fazer dieta, pode juntar algumas ao prato.

Ingredientes para 4 pessoas

Carne

- 4 bifes de porco finos (ou bifes de novilho)
- 1 colher (sopa) mal cheia de massa de pimentão*
- sal & pimenta
- 50 ml de azeite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 100 ml de vinho branco

Arroz

- 1 cebola picada finamente
- 1 dente de alho picado finamente
- 1 colher (sopa) de azeite
- 300 g de arroz
- 1 colher (café) de pimenta de várias cores moída na altura
- sal
- folhas de 1 haste de tomilho

- 4 ovos
- óleo vegetal q.b.

- folhas de alface
- 2 tomates cortados em gomos
- azeite q.b.
- vinagre q.b.
- sal & pimenta

* ver aqui a receita da Marizé

Preparação

Preparar o arroz: refogar a cebola e o alho no azeite até ficarem macios, sem deixar queimar. Juntar o arroz, a pimenta moída e as folhas de tomilho. Envolver e deixar dourar um pouco. Regar com o dobro de volume de água quente relativamente ao arroz. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 12-15 minutos, ou até o arroz ter absorvido o líquido.

Temperar os bifes de porco com sal, pimenta e a massa de pimentão. Dourar os bifes de ambos os lados no azeite. Juntar a manteiga e o vinho branco. Deixar fervilhar um pouco e reservar num local aquecido.

Estrelar os ovos num pouco de óleo. Distribuir os bifes de porco pelos pratos. Cobrir cada bife com um ovo estrelado.

Juntar um pouco de arroz em cada prato. Adicionar folhas de alface e gomos de tomate. Temperar a salada com sal, pimenta, azeite e vinagre. Servir de imediato.

Bitoque : Prato composto por um bife de porco ou de novilho, ovo estrelado, arroz, salada e batatas fritas - Pimenta : Pimenta do reino - Aquecido : Esquentado

12 comentários:

  1. Elvira,

    fiquei pensando o que era Bitoque hahaha ainda bem que vc colocou uma explicação maravilhosa em baixo.

    Aqui temos um prato parecido só que é carne de boi.
    Chama mosquito no garupa, não me pergunte como saiu esse nome.
    hehehehe
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. O meu filho perde-se por um bom bitoque como este...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Mais do que o bitoque adorei o arroz. Vou experimentar com o tomilho fresco que tenho cá em casa :-)

    ResponderEliminar
  4. O que eu dava para comer esse pratinho, Elvira! Está com tão bom aspecto! :o)

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto de bitoques!
    E prefiro-os com batatas fritas a arroz.Mas não aprecio ovos estrelados.Gosto deles fritos só em água, em vez de óleo ou azeite(escalfados?).Fazem menos mal e tenho de ter algum cuidado com as gorduras.
    Mas adoro tanta coisa que nem devia pegar!
    boa semana

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto de bitoque e sem stress ainda melhor :)

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Aha! O segredo do bitoque era a massa de pimentao... Bem me parecia que o meu bitoque nao tinha o bom gosto do costume... Pensei que era por estar longe de portugal, mas afinal era porque me faltava um ingrediente :/ Obrigada Elvira!
    PS. Sou super fã do teu blog!!

    ResponderEliminar
  8. No Brasil acho que chamam este prato de "A la Minuta" ou algo assim. Acho muito bom, apesar da simplicidade.
    A sua preparação é mais incrementada e deve ficar ainda mais saboroso.
    Puxa, adorei a cor da gema do ovo. Parece alaranjada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Elvira, o bitoque eh o prato favorito dos meus sobrinhos, que nao comem coisas mais sofisticadas e curtem mesmo o bifinho com arroz, batata e ovo frito, uma folha de alface e rodelas de tomates. Perfeito! :-) Agora posso relacionar esses pratos a algo concreto, pois ja vi e comi. :-))

    beijo grande,

    ResponderEliminar
  10. Em baianês "bitoque" significa beijo. Adorei.

    ResponderEliminar
  11. Aqui temos o "Bife a cavalo" que é com carne de boi e ovo frito por cima! Essas comidinhas simples fazem muito sucesso em casa! Adorei a dica! Beijos!

    ResponderEliminar
  12. Que belo bitoque! O quanto eu gosto de um pratinho destes e faz tempo que não como...

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !