9 de maio de 2007

Lombinhos de porco à grega




Já andava de olho nesta receita grega há algum tempo. Apesar de ser pouco fotogénico, o prato fica com um sabor extraordinário: intenso e aromático. O meu marido adorou. E eu também...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 lombinhos de porco
- 1 cebola grande cortada em pedaços
- sumo de 1 limão grande
- 1,5 dl de azeite
- 1 colher (sopa) de orégãos secos picados
- sal & pimenta

Preparação

Limpar os lombinhos de toda a gordura. Colocá-los num prato fundo.

Colocar os pedaços de cebola, o sumo de limão, o azeite, os orégãos, sal e pimenta no copo do liquidificador (ou da varinha mágica). Triturar até obter um creme homogéneo.

Regar os lombinhos com o preparado anterior. Cobrir com película transparente e deixar repousar no frigorífico por pelo menos 4 horas.

Retirar a carne do frigorífico 1 hora antes da preparação. Pré-aquecer o forno a 210ºC.

Escorrer a carne e secá-la com papel absorvente, reservando a marinada. Colocar os lombinhos numa assadeira e levar ao forno por 10 minutos, a 210ºC.

Passado o tempo, juntar a marinada reservada à carne. Assar por mais 30 minutos, regando os lombinhos com o molho de cozedura de 10 en 10 minutos.

Fatiar os lombinhos e colocá-los num prato de servir. Regar com o molho recolhido na assadeira e servir de imediato. Acompanhar com salada grega.

Lombinho : Filé mignon - Sumo : Suco - Orégãos : Orégano - Pimenta : Pimenta do reino - Frigorífico : Geladeira

6 comentários:

  1. Parece-me muito bem esta receita, aliás, como muitas outras que vejo aqui.
    Tenho lá uns nacos de porco que a sogra deu com intenção de fazer rojões mas como são granditos, talvez reduza ao tempo de cozedura e experimente fazer assim!

    ResponderEliminar
  2. Não achei pouco fotogênico, não. Ficou bonito.

    ResponderEliminar
  3. Dulce, o meu pensamento foi igual ao seu ao ver esta deliciosa receita. Também tenho uns nacos de porco que estavem destinados a algo sem graça como umas espetadas mas agora vão direitinhos até à Grécia :)! Elvira, mais uma vez obrigada pelas suas sugestões deliciosas e constante originalidade.

    ResponderEliminar
  4. Mais uma que partilha da opinião da Dulce.
    E também achei as fotos bonitas que eu não tenho jeito nenhum para tirar fotos e lá as vou colocando no blog.
    E esta receita vou experimentar muito em breve ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Uhmmm, têm mesmo um aspecto suculento! Faço muito pouca vez lombo de porco porque acho que me fica sempre seco. Estes lombinhos parecem-me óptimos.

    ResponderEliminar
  6. Olá Elvira! Sou a chef brasileira Rosilene Campolina do portal gastronômico www.chefachef.com.br
    Sou fascinada pela cozinha portuguesa, especialmente o "Fiel Amigo Bacalhau". Fui campeã brasileira e Vice Sul Americana com a melhor receita de bacalhau, ocasião em que criei o famoso prato "Bacalhau Brasileiro"- flambado na cachaça, guarnecido com purê de batatas com açafrão e leite de coco. A receita está na home do meu portal chefachef.com.br Gostei do seu site e aguardo a sua visita, afinal comungamos do mesmo prazer que desde sempre UNE os povos: a MESA!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !