8 de novembro de 2006

Chop Suey de peru



Este é provavelmente um dos meus pratos chineses favoritos. Gosto dos legumes crocantes, das cores, do sabor exótico... O chop suey é muito fácil de preparar, mas pede um pouco de organização. Aconselho que se reservem os ingredientes em várias tigelinhas, separadamente, após estes terem sido cortados. O segredo de um bom chop suey está todo na cozedura rápida dos legumes, que devem ficar bem estaladiços... A receita foi-me inspirada por outra da Cristina, autora do delicioso blogue Ovo Estrelado.

Ingredientes para 3-4 pessoas

- 300 g de peito de peru (ou de frango) sem peles nem ossos
- 200 g de rebentos de soja frescos
- 2 cenouras
- 2 chalotas (ou cebolinhas roxas)
- 4 dentes de alho
- 1 colher (sopa) de gengibre cortado em palitos finos
- 150 g de feijão verde
- 1 pimento vermelho
- molho preto de soja q.b.
- 1 colher (sopa) de fécula de milho (maisena)
- sal & pimenta
- óleo
- 1 raminho de coentros (ou de salsa)

Preparação

Cortar o peito de peru em tiras finas. Temperar com 3 colheres (sopa) de molho de soja, o gengibre, pimenta e a fécula de milho. Envolver muito bem. Cobrir com película transparente e reservar no frigorífico.

Arranjar, lavar e escorrer todos os vegetais. Cortar as cenouras e o pimento em palitos finos, com uma faca bem afiada. Cortar o feijão verde em pequenos triângulos. Cortar as chalotas em meias-luas finas e picar os dentes de alho. Distribuir os legumes cortados por várias tigelinhas, separadamente.

Aquecer 1/2 colher (sopa) de óleo num wok. Saltear os palitos de cenoura em lume forte por 3-4 minutos. Retirar do wok e reservar numa tigelinha. Aquecer mais um pouco de óleo no wok e recomeçar a operação com o feijão verde, as tirinhas de pimento e os rebentos de soja. Saltear cada legume separadamente por breves minutos e reservar.

Aquecer um pouco de óleo no wok e alourar as meias-luas de chalota juntamente com o alho. Adicionar os legumes reservados e saltear por 1-2 minutos, envolvendo delicadamente. Temperar com um pouquinho de molho de soja, sal e pimenta. Retirar os legumes do wok e reservar num local aquecido.

Juntar mais um pouco de óleo no wok e saltear as tiras de peru com a marinada em lume forte, até a carne se apresentar dourada de todos os lados e envolta numa espécie de caramelo. Se for necessário, adicionar mais um pouco de molho de soja.

Misturar as tiras de peru com os legumes. Polvilhar com os coentros previamente picados e servir de seguida, com arroz branco ou aletria chinesa.

2 comentários:

  1. Gostei da receita, Elvira!!

    Nunca comi chop suey por ter carne de porco, agora posso provar esta variação!

    ResponderEliminar
  2. Ainda não tinha visto este seu post Elvira! Obg pela citação :)

    Fez-me saudades de comer um bom chop-suey, e a confecção parece-me exemplar!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !