13 de setembro de 2008

Gratinado de batatas hilariante



Qualifiquei este gratinado de "hilariante" pois a receita vinha numa caixinha daquele queijo fundido francês para barrar - derivado do queijo comté - tão apreciado por pequenos e crescidos do mundo inteiro, e cujo célebre emblema é uma vaca sempre bem disposta. Um prato muito agradável para as noites que estão a refrescar, apesar do sol lindo e quente que ainda nos oferecem os dias...

Ingredientes para 4 pessoas

- 600 g de batatas
- 400 ml de leite
- 100 ml de natas
- 6 porções de queijo fundido tipo A Vaca Que Ri
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de noz-moscada moída
- 1 pitada de pimenta
- manteiga q.b.
- 1 dente de alho descascado
- 75 g de queijo ralado em fios (emmental, gruyère, queijo da Ilha...)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar uma assadeira com manteiga e esfregar com o dente de alho cortado ao meio. Reservar.

Descascar as batatas e cortá-las em rodelas finíssimas. Lavar e secar muito bem. Reservar.

Colocar um tacho ao lume com o leite, as natas, as porções de queijo fundido, a noz-moscada , a pimenta e o sal. Levar a ferver e juntar as rodelas de batata. Cozinhar em lume brando por 10 minutos, mexendo com frequência.

Dispor as batatas com o molho na assadeira. Polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno por 40-45 minutos, a 200ºC. Retirar a assadeira do forno e servir de seguida.

Ver também : Gratin dauphinois / Batatas gratinadas com queijo roquefort



Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino

10 comentários:

  1. Adoro gratinados.
    Uma delícia.
    Esta receitinha deixou-me com saudades de fazer um gratinado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Achei o nome da receita 1 mimo, e estas batatas só nos podem por bem dispostos!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Tb faço batat gratinada e é muito bom ...com vaca que ri nunca experimentei tb deve ser bom...beijinho

    ResponderEliminar
  4. Adoro receitas com batatas e este prato me lembrou um pouco as "Batatas Escalopes"que faço de vez em quando.
    Eu não conheço este queijo da vaquinha. Eu moro nos EUA. Que outro tipo de queijo vc sugere Elvira?
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  5. Batatas com queijo é muito bom, eu adoro! Como aqui não tem esse queijo da vaquinha que ri a receita vai ficar um pouco mais séria rss!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Te invejo quando tu descreves o lindo dia que faz em Portugal. Ontem o tempo nublado deu uma tregua aqui apos varios dias de chuva e pudemos ver alguns ráios de sol meio emcabulados mas foi o suficiente para animar as pessoas.
    eu adoro batata gratinada mas a receita que tenho só pede creme de leite o que eu acho que fica um pouco enjoativo. gostei dessa aí.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. eheh eu é que vou ser uma criança feliz a comer isto =D


    bjs, bom domingo!

    ResponderEliminar
  8. Adoro batatas gratinadas! Otimo uso para os queijinhos da vaca feliz...

    Beijo!

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito desta receita, pois nesta época, após o inverno aqui, estes queijos preparados para fondue (acho que posso usar este né, tem um da vaquinha aqui) ficam com preços bem acessíveis. bjs

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !