29 de outubro de 2007

Happy Halloween !



Não tenho estado muito presente neste blog ultimamente, nem tenho visitado muito os vossos... Mas desde o meu regresso de férias, tenho andado numa correria...! Espero que as coisas acalmem um pouco em breve. Tenho saudades...! :-)

Desejo um dia de Halloween alegre a todos os meus visitantes que costumam comemorar este dia. Aos habitantes da região Centro de Portugal, desejo um feliz Dia do Bolinho, uma tradição antiga aliás bastante parecida com Halloween...

Até breve !

Tâmaras recheadas com queijo azul



Uns aperitivos super simples mas deliciosos e requintados, cuja ideia encontrei no Encore des Pinardises - excelente livro que me foi oferecido pela minha querida amiga Louise, da autoria de Daniel Pinard, cozinheiro e apresentador de programas culinários televisivos no Canadá. O Daniel Pinard "roubou" a receita ao Sr. Manuel Martins, proprietário de um famado restaurante português de Montréal...

Ingredientes

- tâmaras q.b.
- queijo azul q.b. (stilton, roquefort, gorgonzola...)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 220ºC.

Com o auxílio de uma faca bem afiada, abrir as tâmaras de um lado, sem separar as metades. Remover delicadamente o caroço.

Rechear as tâmaras com pequenas porções de queijo esmagado e fechar.

Colocar as tâmaras recheadas no tabuleiro do forno e levar ao forno por aproximadamente 3 minutos, a 220ºC. Servir de imediato, acompanhando com vinho doce (porto branco, moscatel...).

26 de outubro de 2007

Salada Halloween



Uma ideia de salada simples, rápida e boa para comemorar Halloween... e não só! A receita vinha na revista Everyday Food - Outubro de 2007, uma das numerosas publicações da famosa Martha Stewart, "guru" da arte de viver nos Estados Unidos.

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
- 1 colher (chá) de mostarda de Dijon
- 1/2 colher (chá) de açúcar
- sal & pimenta moída na altura
- 4 cenouras médias raladas
- 1/3 chávena (chá)* de passas de uva

* 1 chávena (ou xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte

Preparação

Colocar o vinagre numa saladeira. Juntar sal, pimenta e o açúcar. Bater muito bem com uma vara de arames até o sal e o açúcar ficarem dissolvidos por completo.

Incorporar a mostarda sem parar de bater. Adicionar o azeite aos poucos, batendo sempre até o molho se apresentar ligado.

Juntar as cenouras raladas e as passas de uva. Envolver delicadamente. Servir a salada fresca.


Pimenta : Pimenta do reino - Passa de uva : Uva passa

Bolinhos de peixe à tailandesa



Estes bolinhos de peixe à oriental são realmente deliciosos para quem aprecia sabores exóticos. Servi-os como prato principal, acompanhados com arroz, mas também constituem uma entrada perfeita...

Ingredientes para 4 pessoas

- 450 g de filetes de peixe (bacalhau fresco, pescada...)
- 2 colheres (sopa) de molho de peixe
- 2 malaguetas vermelhas picadas finamente
- 2 dentes de alho esmagados
- 10 folhas de lima kaffir picadas finamente (1)
- 2 colheres (sopa) de coentros frescos picados
- 1 ovo grande
- 25 g de farinha de trigo
- 100 g de feijão-verde fatiado muito finamente
- óleo vegetal para fritar q.b.
- molho de pimenta doce tailandês q.b. (2)

(1) Ou folhas de lima
(2) Ou outro molho picante à gosto

Comprei todos os ingredientes exóticos (molho de peixe, folhas de lima kaffir, molho de pimenta doce) desta receita no supermercado Exotic Asia Market de Sacavém.

Preparação

Cortar os filetes de peixe em pedaços com o auxílio de uma faca bem afiada.

Colocar os pedaços de peixe numa picadora juntamente com o molho de peixe, as malaguetas picadas, o alho esmagado, as folhas de lima, os coentros, o ovo e a farinha. Triturar até o preparado se apresentar homogéneo e bem ligado.

Transferir o preparado para uma tigela grande. Juntar o feijão-verde fatiado e misturar muito bem.

Dividir o preparado em pequenas bolas e achatá-las com as palmas das mãos para formar rodelas. Pressionar um pouco para os bolinhos não se desfazerem enquanto fritam.

Aquecer algum óleo numa frigideira grande e fritar os bolinhos até ficarem dourados e estaladiços dos dois lados. Escorrer sobre papel absorvente.

Servir os bolinhos quentes, acompanhando com tacinhas de molho de pimenta doce tailandês.

Ver também : Bolinhos de arroz e caranguejo

Feijão-verde : Vagem - Filete : Filé
Picadora : Processador de alimentos
Papel absorvente : Papel toalha

25 de outubro de 2007

Fusilli gratinado ao molho de queijo



A querida Verena, autora do delicioso blog Mangia che te fa bene, convidou-me gentilmente a participar no World Pasta Day cujo regulamento se encontra aqui. Um convite irrecusável para a pasta lover que sou...! Gosto de massa de todo o tipo, forma ou cor, cozinhada segundo as mais variadas receitas. Aqui segue uma sugestão irresistível para as noites frescas de Outono...



Ingredientes para 4 pessoas

- 400 g de massa fusilli colorida
- 100 g de queijo gorgonzola esmagado
- 100 g de queijo emmental ralado
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 2 colheres (sopa) de cancoillotte natural*
- 2 dl de natas light
- 50 g de bacon cortado em cubinhos
- 1 talo de aipo (sem rama) cortado em cubinhos
- 100 g de miolo de nozes picado grosseiramente
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- sal & pimenta moída na altura
- 50 g de queijo mozzarella ralado

* ou 2 porções de queijo fundido tipo Vaca Que Ri

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Levar a massa a cozer al dente num grande volume de água à ferver temperada de sal.

Colocar os queijos gorgonzola, emmental e parmesão num tachinho. Juntar a cancoillotte e as natas. Cozinhar em lume brando sem parar de mexer até os queijos se apresentarem derretidos e cremosos. Reservar num local aquecido.

Grelhar ligeiramente os cubinhos de bacon em seco numa frigideira anti-aderente. Juntar os cubinhos de aipo e cozinhar por mais 2-3 minutos. Adicionar o bacon grelhado e o aipo ao preparado de queijo e natas. Acrescentar as nozes picadas e envolver.

Escorrer a massa. Juntar a massa ao preparado anterior, assim como a salsa picada. Temperar com um pouco de sal e pimenta. Misturar muito bem e transferir para uma assadeira.

Polvilhar com o queijo mozzarella ralado e levar a gratinar no forno até o queijo se apresentar derretido e levemente dourado. Retirar a assadeira do forno e servir de imediato.


Massa
: Macarrão - Natas : Creme de leite - Mozzarella : Mussarela - Aipo : Salsão - Pimenta : Pimenta do reino

23 de outubro de 2007

Plágio



Halloween à vista...! Bruxas à solta...!

Esta manhã, recebi vários mails de amigas blogueiras assinalando-me que o meu blog andava a ser plagiado juntamente com mais alguns. Depois, tive conhecimento deste post da Luna referindo o mesmo caso... Infelizmente, são práticas frequentes. Pensam que não podemos fazer nada contra isso...? Claro que podemos. A propriedade intelectual é protegida por lei em quase todo o mundo. Plagiar é crime. Até quando a fonte está citada, dependendo do volume e da natureza da cópia. Será que se você fotocopia um livro inteiro, assinando "Fulano, fotocopiador do livro de Sicrano", está certo, mesmo que tenha citado o Sicrano...? Não está, pois não...?

Quando comecei este blog, tive um grande problema com um site "profissional" de culinária, que se desenvolvia de uma única forma: copiando as minhas postagens - fótos e textos - na íntegra, sem sequer citar a fonte. E assim aquela gente desonesta ganhava a vida à custa de uma simples amadora... No princípio, alertei sobre o facto que queria ver o meu blog citado, simplesmente. O site desapareceu durante 15 dias... e apareceu de novo com ainda mais receitas minhas. Obviamente, fiquei irritada e insisti para que todas as minhas receitas e textos fossem retirados nos mais breves prazos. Lá desapareceu o site outra vez. E reapareceu. Só que eu não iria permitir mais que tal coisa acontecesse. Uma pessoa amiga que trabalha na área informática encontrou o nº de telefone e a morada dos administradores do site incriminado em menos de 10 minutos. O meu advogado ligou para lá e garanto que nunca mais copiaram quelquer coisa que seja do meu blog...

Hoje, quando me deparei com o blog plagiário citado pela Luna, descobri que ainda havia outro, também alojado no WordPress, escrito por uma tal Regina que pretendia ter aprendido a cozinhar com a vovó italiana (?) e que convidava gentilmente os leitores a sentarem-se à SUA mesa... que na realidade era a minha. Naquele blog, não havia nem um único post que não tivesse sido retirado do meu blog e só do meu blog. Não faltava nada: fótos, textos de introdução, glossário Portugal-Brasil, etc. Em baixo de cada postagem, constava um link para o Bistrot, em letras muito pequeninas, claro, para ninguém notar que tudo aquilo não passava de uma fraude. Não me costumo importar muito que tirem umas coisas pequenas do meu blog, até sem citar a fonte... Mas neste caso, não podia deixar passar. Aquilo era um exagero. Todo o meu blog estava reproduzido, só que alojado no WordPress em lugar do Blogger. A plagiária também explicava que aquele era um blog para organizar as SUAS receitas... Nada impede que uma pessoa retire receitas e fótos da net para o seu uso pessoal, claro. E claro que também pode classificar as receitas num blog, se achar o sistema prático. Mas então, que esse blog não seja público. Existem opções em todos os servidores que só permitem o acesso ao blog às únicas pessoas registadas. Se um blog se destina unicamente a um uso pessoal como classificar receitas, qual é o interesse para o seu utilizador que seja público...? Tem de haver outras motivações por trás. E não das mais louváveis.

Procurei o e-mail da tal Regina no "seu" blog, mas como é óbvio, não o encontrei em lado nenhum. No entanto, recorri aos comentários - com activação da moderação, como era de prever - para explicar que não concordava com o que ela estava a fazer. Pedi-lhe primeiro para eliminar tudo o que ela tinha retirado do meu blog. Não houve reacção. Depois, escrevi-lhe que se ela não retirasse os meus textos e fótos, eu assinalaria o blog ao WordPress. Nada. Falei no meu advogado. Pior! Não só a ladra retirou todas as referências ao meu blog como "aspirou" freneticamente todas as receitas que ainda não tinha sacado para o blog dela para vingar-se. A cretinice de certas pessoas não conhece limites. Como podem imaginar, fiquei furiosa. Comecei a deixar comentários desagradáveis no seu blog, pois o comportamente desprezível daquela "pessoa" não merecia mais. E acabei por denunciá-la por plágio ao WordPress, que suspendeu imediatamente a conta da "senhora". Recebi também um e-mail de lá prometendo-me que a autora seria doravante impedida de copiar seja o que fosse do trabalho dos outros. Obrigada pela eficiência, WordPress.

Desde que a conta da "senhora" foi suspensa, esta resolveu finalmente responder às minhas mensagens repetidas... com insultos (esta é boa, nê...? O ladrão descoberto a insultar a vítima do roubo...). E para não deixar rastro, à boa maneira baixa e cobarde que tem demostrado desde o início, prefere escolher a opção "anónima" dos comentários em lugar de enviar mails como uma pessoa normal o faria. Só que deixa rastro na mesma. Na Net, ninguém é anónimo... É só para avisar.

Arroz de nabiças



Nabiças e grelos de nabo fazem parte das minhas verduras favoritas. Um acompanhamento clássico da culinária tradicional portuguesa, cuja receita encontrei no livro Cozinhar com Vegetais (Ed. Verbo), da autoria da nossa grande Maria de Lourdes Modesto. Simples e perfeito.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 ramo de nabiças (ou de espinafres)
- 2 copos de arroz carolino
- 1 cebola grande picada finamente
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho picados finamente
- 4 copos de água quente
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Arranjar as nabiças, aproveitando unicamente as folhas e as pontas mais tenras. Lavar e escorrer muito bem. Reservar.

Refogar a cebola picada no azeite aquecido até ficar translúcida, sem deixar queimar. Juntar os alhos picados e as nabiças. Saltear até as verduras se apresentarem murchas.

Adicionar o arroz e envolver muito bem. Regar com a água. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver e cobrir com uma tampa.

Reduzir o lume e deixar cozer até o arroz ficar solto e ter absorvido o líquido. Deixar repousar por 5 minutos fora do lume antes de servir.

Nabiça : Rama, folha do nabo
Ramo : Maço
Pimenta : Pimenta do reino

Queques de claras com amêndoas



Usei somente gemas de ovos para outra receita e no entanto, restavam-me as claras. Reciclei-as na confecção destes queques leves, fofinhos e deliciosos...

Ingredientes para 6 unidades

- 150 g de amêndoa moída
- 6 claras
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de farinha para bolos com fermento
- mel q.b. (ou geleia de marmelo)
- amêndoas laminadas q.b.
- manteiga para untar

Preparação

Pré-aquecer o forno a 160ºC. Untar forminhas para queques ou muffins com manteiga e forrá-las com papel vegetal também untado (ou usar forminhas de papel frisado).

Bater energicamente as claras em castelo firme, juntando o açúcar aos poucos. Misturar a farinha com a amêndoa moída. Incorporar delicadamente a mistura às claras em castelo com o auxílio de uma vara de arames, sem partir as claras.

Dividir o preparado pelas forminhas e levar ao meio do forno a 160ºC, por 20-25 minutos, ou até os queques se apresentarem dourados e cozidos.

Retirar os queques do forno e deixar amornar um pouco. Desenformar delicadamente e pincelar a superfície com um pouco de mel. Polvilhar com amêndoas laminadas. Servir os queques frios.

Queques : Muffins
Papel vegetal : Papel manteiga
Claras em castelo : Claras em neve

22 de outubro de 2007

Sopa de feijão-frade com carne picada


Até dia 26 de Outubro de 2007, o feijão é o rei da quinzena no portal Colher de Tacho. Para participar, escolhi uma receita inspirada pelo livro americano Soup Bowl (Ed. Love Food) - uma "Bíblia" para quem como eu gosta de sopas, comprado durante as minhas férias nos Estados Unidos. O feijão-frade é uma leguminosa oriunda de Angola, o que explica a sua popularidade em todos os locais do mundo onde vivem comunidades de origem africana, como é o caso no estado de Luisiana, de onde nos chega esta sopa confortante e saborosa que constitue uma refeição completa só por si...


Ingredientes para 4 pessoas

- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 1 cebola grande picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 1 pimento verde cortado em tiras finas
- 2 cenouras cortadas em rodelas finas
- 1 lata de feijão-frade (400 g)
- 1 chávena* de carne de novilho picada
- 1 colher (café) de cominhos moídos
- 1 colher (café) de malagueta em pó
- 1 colher (chá) de pimentão-doce em pó
- 1 alho-francês (parte branca) cortado em tiras finas**
- 225 g de tomates maduros picados (sem pele nem sementes)
- 3-4 chávenas de caldo de carne quente
- sal & pimenta

* 1 chávena (xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte
** ou 1/4 de repolho cortado em tiras finas

Preparação

Escorrer o feijão-frade, reservando o líquido. Colocar 2/3 dos feijões e o líquido no copo do liquidificador ou da varinha mágica e triturar até ficar um creme. Reservar o creme e os feijões inteiros.

Aquecer o óleo num tacho grande. Juntar a cebola e os alhos picados. Refogar por 5 minutos sem deixar queimar, mexendo com frequência. Adicionar as tiras de pimento e as rodelas de cenoura. Refogar por mais 5 minutos.

Juntar a carne picada e refogar sem parar de mexer até dourar. Polvilhar com os cominhos, a malagueta e o pimentão-doce. Envolver muito bem e cozinhar por 3 minutos.

Adicionar as tiras de alho-francês (ou de repolho), os tomates picados e o creme de feijão-frade reservado. Regar com o molho de carne quente. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver e baixar o lume. Cobrir com uma tampa e cozinhar por 15 minutos em lume brando.

Juntar os feijões inteiros, cobrir novamente e deixar cozinhar em lume brando por mais 5 minutos. Rectificar os temperos e servir de imediato.

Carne picada : Carne moída - Varinha mágica : Mixter - Novilho : Boi - Pimento : Pimentão - Pimentão-doce : Paprika - Alho-francês : Alho-poró - Pimenta : Pimenta do reino

Leituras culinárias americanas

Claro, não resisti, e comprei alguns livros e revistas de culinária na livraria Barnes & Noble de Newport...


Os últimos números de Gourmet, Bon Appétit e Everyday Food, mais uma edição especial "cozinha rápida e fácil" de Cooking Light...


Só não comprei mais livros porque iriam pesar muito na bagagem... O Encore des Pinardises, da autoria do famoso cozinheiro e apresentador de programas culinários Daniel Pinard, foi-me oferecido juntamente com muitas coisas deliciosas de beber e de comer pela Louise, autora do magnífico blog canadense Gato Azul, que veio especialmente do Canadá até Narragansett para nos visitar. Um beijinho enorme para ti, querida amiga. Obrigada.

Inspiração não me vai faltar...! ;-)

Sanduíche de peru com bacon e salada

Restaurante chinês em Queens, Nova Iorque


Cá estou de volta...! As férias foram óptimas e tenho muitas coisas para vos contar e mostrar, queridos visitantes (mas primeiro tenho de organizar as fótos). Andei um bocadinho zonza com o jet lag e cozinhei muito pouco desde o meu regresso dos Estados Unidos (cansaço e frigorífico deserto...). Mas estou ansiosa para retomar os meus bons velhos hábitos alimentares, até porque devo confessar com honestidade que a comida americana não me deixou grandes saudades... Nem tudo foi horrível, mas também não posso dizer que fiquei rendida. Só me resta esperar que os Americanos comam melhor em casa que fora... Pelas revistas e livros de culinária que comprei lá, julgo que sim e ainda bem...!

Para permanecer no ambiente, um snack típico, daqueles que se costumam comer à hora do almoço num banco de Central Park, observando os inúmeros esquilos que por lá há...


Ingredientes para 2 pessoas

- 20 g de manteiga
- 2 pãezinhos (bola, ciabatta, pão francês...)
- 4 fatias finas de bacon
- 4 fatias finas de fiambre de peru
- 2 folhas grandes de alface
- 1 tomate cortado em fatias

Molho

- 60 g de maionese
- 1 colher (sopa) de molho pesto pronto

Preparação

Misturar a maionese com o molho pesto e reservar.

Cortar os pães em metades e barrar com a manteiga. Torrar ligeiramente no forno, debaixo do grelhador, até o pão ficar estaladiço. Reservar.

Grelhar as fatias de bacon numa frigideira anti-aderente até ficarem crocantes e douradas. Escorrer sobre papel absorvente.

Levar as fatias de fiambre de peru a alourar na frigideira que serviu para grelhar o bacon. Reservar.

Barrar as metades de pães com o molho de maionese e pesto. Colocar uma folha de alface sobre a parte inferior dos pães e cobrir com as fatias de tomate. Juntar 2 fatias de bacon em cada sanduíche e terminar com as fatias de fiambre de peru. Fechar com o pão restante e servir de seguida.

Ver também : Sanduíche BLT


Frigorífico : Geladeira - Fiambre de peru : Peito de peru defumado

7 de outubro de 2007

Cozinha encerrada para férias



A dona da cozinha parte respirar os bons ares de Nova Iorque, Boston e Providence por alguns dias. Vou ter saudades vossas, queridos visitantes. Até breve...! Beijinhos.

6 de outubro de 2007

Pernas de coelho em papelotes



A Gracianne é uma amiga minha francesa muito querida. Ela e eu estamos constantemente em sintonia culinária. A Gracianne acerta sempre nas coisas que mais gosto, e vice versa... Um dia destes, recebi um link para uma receita de coelho que ela costuma cozinhar lá em casa, na região parisiense, e cuja receita publicou no seu encantador blog, Un Dimanche à la Campagne. Testei e adorei, claro...! E tenho a certeza que vocês também vão gostar deste prato tão simples quanto saboroso...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 pernas de coelho
- 4 fatias finas de bacon
- manteiga q.b.
- 2 dentes de alho fatiados finamente
- 4 folhas de louro
- 4 hastes de tomilho
- sal & pimenta moída na altura
- 4 folhas de alumínio alimentar

Preparação

Pré-aquecer o forno a 160ºC.

Distribuir uma folha de louro em cada folha de alumínio. Juntar as pernas de coelho. Cobrir cada perna de coelho com uma fatia de bacon.

Colocar um pedaço de manteiga do tamanho de uma noz sobre cada fatia de bacon. Distribuir as fatias de alho e as hastes de tomilho.

Temperar com sal e pimenta. Fechar muito bem os papelotes, formando pacotinhos. Colocar os papelotes numa assadeira e levar ao forno por aproximadamente 1h15, a 160ºC.

Retirar os papelotes do forno e colocá-los num prato de servir. Abrir os papelotes no momento de servir, acompanhando com batatas salteadas e salada verde.

Ver também : Salmão em papelotes


Pimenta : Pimenta do reino

4 de outubro de 2007

Hambúrgueres de soja e mozzarella


A querida Akemi teve a ideia genial de organizar mais uma vez o seu concorrido evento à volta das nossas comidinhas do dia à dia. Desta vez, vamos desvendar os nossos segredos para preparar de maneira "camuflada" e bonita coisas que as crianças (ou o marido, no meu caso...) comem geralmente com pouco agrado, como legumes, soja, tofu, etc. Para participar, resolvi apresentar esta receita de hambúrger vegetariano adaptada de uma sugestão da nossa Miss Slim. É tão boa que dá para acreditar que os hambúrgueres foram feitos com frango. Obrigada, Miss Slim...!


Ingredientes para 4 pessoas

- 100 g de protéina de soja granulada fina
- 1 ovo grande
- 100 g de queijo mozzarella ralado
- 1 cebola picada finamente
- 2 dentes de alho espremidos
- sal & pimenta
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 colher (chá) de caril em pó
- 1 colher (sopa) de margarina vegetal
- azeite para untar

- 4 pãezinhos para hambúrgueres com sésamo
- 4 folhas grandes e crocantes de alface

Molho

- 1 colher (café) de mostarda em pó
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 iogurte
- sal & pimenta
- salsa picada q.b.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma assadeira com azeite e reservar.

Demolhar a protéina de soja em água fria por 20 minutos. Escorrer, espremendo muito bem com as mãos para eliminar o líquido. Colocar numa tigela.

Juntar o ovo e o queijo mozzarella ralado. Adicionar a cebola picada e os alhos espremidos. Temperar com a noz-moscada, o caril, sal e pimenta. Misturar muito bem até o preparado ficar pastoso e homogéneo.

Moldar quatro hambúrgueres com o preparado, formando bolas e achatando-as. Colocar os hambúrgueres na assadeira, espalhar pedacinhos de margarina por cima e levar ao forno por 35 minutos, a 180ºC.

Preparar o molho, batendo muito bem a mostarda em pó com o iogurte, o azeite, sal, pimenta e um pouquinho de salsa picada.

Abrir os pãezinhos em metades e torrá-los ligeiramente. Colocar as folhas de alface na parte inferior dos pãezinhos e juntar os hambúrgueres. Adicionar molho à gosto e fechar com as metades de pãezinhos restantes. Servir de seguida, acompanhando com tomates cereja e chips de batata light.

Ver também : Hambúrgueres de lentilhas



Mozzarella : Mussarela - Caril : Curry
Pimenta : Pimenta do reino - Sésamo : Gergelim

Cerveja muito quente !



Afaste as criancinhas do computador, clique na imagem para ampliar e repare nos pormenores do rótulo... Nunca mais poderá olhar para uma garrafa de cerveja Imperial com os mesmos olhos. O serviço de marketing da Sagres é muito imaginativo, sem dúvida, porque cerveja "quente" assim, só mesmo em Portugal...!! :-D

Frango bori-bori




Esta receita do Vitor Hugo deixou-me curiosa logo que foi publicada... Apeteceu-me testá-la no próprio dia em que a vi no excelente blog Prato Fundo. Fui até ao talho mais próximo com a intenção de comprar um frango e, para desgraça minha não havia, por causa de uma senhora que organizava uma grande festa com churrasco em cima da hora, naquele dia, e que tinha levado todos os frangos do talho... Mas não desisti da ideia, sobretudo quando a receita apareceu de novo no Kafka na Praia, com uma apreciação muito positiva da nossa Karen... Parece que esta receita é típica da região pantaneira e fronteiriça do Brasil. A sua especificidade reside nos bori-bori, uns bolinhos de fubá que acompanham o frango, cozidos no próprio caldo deste. O prato não pode ser mais simples, mas é original e muito saboroso, sobretudo se for confeccionado com frango do campo... Obrigada pela descoberta desta delícia, querido chefe Vitor Hugo!

Ingredientes para 4 pessoas

Frango

- 1 frango do campo cortado em 8 pedaços
- 2 cebolas picadas finamente
- 3 dentes de alho espremidos
- 1/2 chávena (chá)* de óleo vegetal
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de açúcar
- sumo de 2 limões
- sal & pimenta
- salsa picada q.b.
- cebolinho picado q.b.

Bolinhos

- 3 chávenas (chá) de fubá de milho**
- 1 chávena (chá) de queijo ralado finamente (mozzarella, emmental, queijo da Ilha...)
- sal
- queijo ralado em fios q.b.

* 1 chávena (xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte
** o fubá é uma espécie de farinha de milho ou de mandioca muito fina bastante usada no Brasil e noutros países de América Latina. Encontra-se à venda juntamente com as farinhas ou os produtos estrangeiros em praticamente todos os supermercados e hipermercados de Portugal.

Preparação

Temperar os pedaços de frango com sal, pimenta e o sumo de limão. Deixar tomar gosto por 30 minutos.

Aquecer metade do óleo juntamente com a manteiga. Adicionar o açúcar e deixar derreter. Juntar as cebolas picadas e refogar até se apresentarem bem douradas e caramelizadas.

Se for necessário, adicionar o óleo restante. Juntar os pedaços de frango e os alhos espremidos. Refogar até os pedaços de frango ficarem bem dourados de todos os lados.

Cobrir com água suficiente para que restem aproximadamente 2 l de caldo no final da cozedura. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 1h00, ou até o frango se apresentar tenro e cozido. Rectificar os temperos.

Preparar os bolinhos: misturar o fubá previamente peneirado com o queijo ralado e um pouco de sal. Juntar colheradas de caldo do frango até a massa ficar firme, maleável e homogénea. Moldar bolinhos e reservar.

Arrumar os pedaços de frango num canto da panela. Colocar delicadamente os bolinhos de fubá no caldo, no espaço restante, sem mexer. Cozinhar por mais uns minutos, sem mexer, até os bolinhos se apresentarem firmes e cozidos.

Transferir os pedaços de frango para um prato de servir e dispor os bolinhos ao lado. Regar tudo com um pouco de caldo. Decorar os pedaços de frango com salsa e cebolinho picados. Polvilhar os bolinhos de fubá com queijo ralado à gosto e servir de imediato.

Talho : Açougue - Cebolinho : Ciboulette
Sumo : Suco - Mozzarella : Mussarela
Pimenta : Pimenta do reino

3 de outubro de 2007

Gratinado de curgetes e tomates



Um gratinado com um leve sabor exótico, perfeito para acompanhar carne ou peixe, mas que também fica óptimo servido como refeição ligeira, já que os ovos o tornam num prato completo para vegetarianos e não só. Simples e delicioso...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 dentes de alho esmagados
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de caril em pó
- 1 colher (café) de sementes de cominhos
- 1 pitada de noz-moscada em pó
- 3 curgetes cortadas em rodelas
- 5 tomates maduros cortados em rodelas
- 4 ovos
- 1 dl de natas light
- sal & pimenta
- 100 g de queijo ralado (opcional)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Refogar os alhos esmagados na manteiga derretida. Juntar o caril, os cominhos e a noz-moscada. Adicionar as rodelas de curgete e envolver. Cozinhar em lume médio por uns minutos. Eliminar o líquido da frigideira.

Numa assadeira, alternar camadas do preparado anterior e camadas de rodelas de tomate.

À parte, bater os ovos com as natas, sal e pimenta. Regar os legumes com a mistura e polvilhar eventualmente com queijo ralado.

Levar ao forno por 35-40 minutos, a 200ºC. Retirar a assadeira do forno e servir de seguida.

Ver também : Gratinado Mediterrâneo / Curgetes gratinadas à provençal / Gratinado de curgetes com queijo


Curgete
: Aboborinha - Caril : Curry - Semente : Grão - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino

Chipas




As chipas - ou pão Yucca - são umas espécies de pães de queijo oriundas da Bolívia mas muito populares em toda a América Latina, onde costumam ser vendidas na rua pelas mulheres. Foi no lindo blog From our home to yours que vi a receita pela primeira vez. As chipas da Cris têm tido muito sucesso na blogosfera: que eu saiba, já foram também testadas pelas nossas amigas Akemi e Letrícia. De facto, são muito boas em qualquer ocasião: ao pequeno-almoço ou ao lanche, servidas como aperitivos ou acompanhamento de refeições ligeiras, etc. As minhas ficaram com a supérficie um pouco estalada, mas julgo que foi por causa do tipo de queijos que usei. Segui as instruções da Cris, só que substitui o polvilho azêdo por polvilho doce. Obrigada pela receita, querida Cris. Adoramos! O meu marido devorou logo umas quatro ou cinco quando chegou à casa...

Ingredientes para +/- 6 unidades médias (ou 12 pequenas)

- 2 chávenas (chá)* de polvilho doce (ou azêdo) (1)
- 1,5 colheres (chá) de fermento em pó
- 2 ovos
- 150 g de queijo ralado (2)
- 1 colher (café) de sal fino
- leite q.b.
- óleo para untar

* 1 chávena (ou xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte
(1) o polvilho é uma espécie de farinha muito fina à base de mandioca. Doce ou azêdo, encontra-se à venda juntamente com as farinhas ou os produtos estrangeiros na maior parte dos supermercados e hipermercados de Portugal.
(2) usei uma mistura de mozzarella e de queijo da Ilha. Mas julgo que as chipas também ficam boas com gruyère, queijo flamengo, emmental, etc...

Preparação

Retirar a placa do forno e forrá-la com papel vegetal untado. Reservar. Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Colocar o polvilho, o fermento, os ovos, o queijo ralado e o sal num robot de cozinha. Accionar o robot por uns segundos, juntando pequenas quantidades de leite até a massa se apresentar maleável.

Untar as mãos com óleo e moldar as chipas (em meias-luas, argolas, tranças, etc.). Colocar sobre a placa do forno com algum espaço entre cada porção de massa.

Levar ao forno a 190ºC por aproximadamente 20 minutos, ou até as chipas se apresentarem firmes e muito levemente douradas. Deixar amornar um pouco antes de servir.

Ver também : Pão de queijo

Mozzarella : Mussarela - Pequeno-almoço : Café da manhã - Robot de cozinha : Processador de alimentos - Queijo flamengo : Queijo prato - Papel vegetal : Papel manteiga

Chuva de estrelas... e livros !

Em primeiro lugar, peço desculpa por não ter visitado muito os vossos blogs, respondido a e-mails e assim, nestes últimos dias. Andei bastante ocupada e ainda por cima, encontro-me um pouco adoentada. Nada de grave, mas chateia... :-(



Quero também agradecer as queridas Gi, Geórgia, Natércia, Belinha, Anette, Migas, Romy e Dulce por terem distinguido o meu blog com 5 Estrelas. Fiquei muito tocada e lisonjeada com a simpatia e o carinho, amigas. Quanto a mim, não vou destacar cinco blogs. Desculpem-me, mas não gosto muito de competições, sejam estas amigáveis. Acredito sinceramente que qualquer blogueiro que partilha tão gentilmente as suas experiências culinárias connosco merece 5 estrelas. Todos os blogues de culinária que visito possuem estilo próprio, interesse e um lugar merecido neste mundinho. Não existe nenhum que eu possa considerar melhor que outro. Beijinhos para todos os blogueiros e não-blogueiros que me visitam e incentivam. Vocês são 5 Estrelas...!!



Aproveito também para aceitar o desafio da querida Risonha. Consiste em agarrar no 1º livro que se tiver à mão (não vale estar a escolher), abrir na página 161 e transcrever a 5ª frase completa.

A frase é retirada de um livro que recebi ontém, presente de um amigo meu, o Michel Chandeigne, livreiro e editor parisiense especializado em cultura e literatura de língua portuguesa. O livro trata da história dos Judeus portugueses.

"Cette spécificité a fini par se confondre avec l'identité du groupe, au point que «Judéo-Portugais» est devenu synonyme de «judéo-convers» et qu'on a pu identifier comme portugais les membres de communautés crypto-juives d'origine purement castillane."


Histoire des Juifs portugais, de Carsten L. Wilke - Ed. Chandeigne, Paris



Convido quem desejar partilhar as suas leituras connosco a responder a este pequeno desafio no seu blog, porque acho que todos ou quase foram já convidados a fazê-lo.

Ilustrações : Getty Images

2 de outubro de 2007

Mexilhão com cerveja e tomilho



Cá em casa, apreciamos muito mexilhão. Este fruto do mar saboroso e versátil faz parte dos nossos petiscos do fim de semana com alguma frequência. A receita - deliciosa - é mais uma sugestão da revista Blue Cooking - Julho de 2007.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 embalagem de mexilhão fresco (aproximadamente 1,5 kg)
- 1 colher (sopa) de azeite
- 4 chalotas picadas (ou cebolinhas roxas)
- 2 dentes de alho picados
- 2 hastes de tomilho
- 3 folhas de louro
- 200 ml de cerveja
- 1 raminho de salsa
- 75 g de manteiga cortada em pedacinhos
- sal & pimenta

Preparação

Limpar muito bem os mexilhões em água fria, raspando as conchas e removendo os fios. Escorrer e reservar.

Aquecer uma frigideira grande em lume forte. Juntar o azeite, as chalotas, os alhos, as hastes de tomilho, as folhas de louro e os mexilhões. Misturar rapidamente.

Regar com a cerveja e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume forte até os mexilhões começarem a abrir. Adicionar metade da salsa previamente picada e envolver.

Retirar os mexilhões da frigideira com o auxílio de uma escumadeira. Reservar num prato fundo de servir.

Coar o molho de cozedura. Colocar o molho coado na frigideira e levar a ferver. Adicionar os pedacinhos de manteiga e mexer até a manteiga se apresentar derretida. Temperar com sal e pimenta.

Regar os mexilhões com o molho e polvilhar com a salsa picada restante. Servir de imediato, com pão ou batatas fritas.


Ramo
: Maço - Pimenta : Pimenta do reino

1 de outubro de 2007

Clafoutis de ameixas francesas



A reine-claude é uma ameixa francesa de cor esverdeada, muito mais pequena que a variedade que costumamos consumir habitualmente em Portugal. O seu sabor levemente ácido faz com que fique deliciosa no clafoutis, uma sobremesa tradicional francesa à moda antiga... Cá em casa, adoramos!

Ingredientes para 6 pessoas

- 500 g de ameixas reine-claude
- 3 ovos
- 500 g de leite
- 100 g de natas light
- 1 pitada de baunilha em pó
- 50 g de manteiga amolecida
- 100 g de açúcar
- 125 g de farinha de trigo
- manteiga e açúcar para a forma

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com um pouco de açúcar. Reservar.

Lavar e secar as ameixas. Cortá-las em metades e remover os caroços delicadamente, sem estragar a polpa. Colocar as metades de ameixas na forma, com a parte cortada virada para baixo. Reservar.

Bater muito bem os ovos com o leite, as natas, a manteiga, a baunilha e o açúcar. Juntar a farinha e bater mais um pouco.

Verter a massa na forma, sobre as ameixas. Levar ao forno por aproximadamente 45 minutos, a 180ºC. Retirar o clafoutis do forno e deixar arrefecer por completo antes de servir.

Mais receitas de clafoutis aqui


Natas : Creme de leite - Arrefecer : Esfriar